Curiosidades sobre uma fabrica de vidros

Todo mundo sabe que uma fabrica de vidros é a responsável pela fabricação de vidros em suas diversas formas, mas nem todo mundo sabe como e quando essas fábricas chegaram ao Brasil para realizar a fabricação nacional desse material e de itens feitos a partir dele. Foram os holandeses que montaram em Pernambuco a primeira oficina de vidros, de fabricação artesanal. Já a primeira fabrica de vidros surgiu na Bahia em 1812.

É claro que depois da primeira fabrica de vidros, outras surgiram por todo o país, mas antes da chegada de máquinas que permitissem que a produção nacional fosse em massa, a importação de produtos europeus fizeram os produtos nacional perderem espaço, até que no início do século 20 o país conseguiu começar sua produção em larga escala, e conseguiu concorrer de igual para igual com os produtos vindos de fora.

Vidros feitos em fabrica de vidros

Além da produção em massa, o Brasil, depois de algum tempo, também recebeu os novos tipos de vidros, que foram criados em outros países, como o vidro temperado, que chegou por meio da pioneira Santa Marina, em 1937. Hoje em dia o país produz muito vidro, e com esse material tendo cada dia mais usos, o número de fabrica de vidros também cresceu, e entre os vidros fabricados nelas, estão:

  • Cristal - é o tipo mais comum, muito utilizado para copos, taças e outros utensílios de cozinha, por exemplo;
  • Temperado - é o mais recomendado para a fabricação de box para banheiro, devido à sua resistência maior que a do cristal;
  • Laminado - também é bastante resistente, e inclusive não se danifica com agentes externos;
  • Personalizado - todos os modelos acima podem ser feitos personalizados, com cores ou até texturas variadas.

Objetos confeccionados em fabrica de vidros

Uma ampla gama de objetos podem ser fabricados em uma única fabrica de vidros, dependendo do tamanho dela e da capacidade para produzir esses itens, mas algumas optam por se especializar em apenas um tipo ou um objeto. As possibilidades são copos, pratos, box de banheiro, janelas, portas, entre outros itens feitos desse material.


Publicações Relacionadas