Curiosidades sobre a fabrica de vidros temperados

Provavelmente você nunca esteve em uma fabrica de vidros temperados. Ainda que a maioria das pessoas hoje em dia faça alguma ideia do que seja um vidro temperado, ou um vidro blindex, como também é conhecido, visitar uma fabrica que confecciona esse material não é um programa comum. Geralmente quem já esteve em uma já trabalhou nela ou prestou algum tipo de serviço, até porque existem riscos em visitar esse ambiente.

Uma fabrica de vidros temperados conta com muito fornos, que são as máquinas que fazem o aquecimento do vidro, que é muito necessário para a sua fabricação, já que são as altas temperaturas seguidas de rápido resfriamento que transformam um vidro comum em um vidro temperado, que é mais resistente à quebra, riscos e trincados do que os vidros comuns, o chamado vidro cristal, usado na fabricação de item como copos.

O que há numa fabrica de vidros temperados

Além dos fornos e outras máquinas para a fabricação do vidro, numa fabrica de vidros temperados exite também o próprio vidro temperado, que depois dali é transportado para distribuição e venda, mas, numa fabrica de vidros temperados também é possível encontrar vidros devidamente prontos para a fabricação de alguns item específicos que são feitos desse material, e que depois só serão finalizados ou instalados. Entre os itens que podem ser encontrados em uma fabrica de vidros temperados estão:

  • Janelas, que embora possam ser feitas e vidro cristal, são mais seguras quando são de vidro temperado;
  • Portas, pois precisa ser fabricada com um vidro resistente;
  • Box para banheiro, que obrigatoriamente devem ser feitos de vidro temperado;
  • Vidro temperado para o envidraçamento de varandas e sacadas, que também pode ser feito com outro vidro, mas são muito utilizadas em material temperado.

Função da fabrica de vidros temperados

A fabrica de vidros temperados tem uma função muito importante, que é a de fabricar o vidro já no tamanho que será utilizado, e com os furos que ele necessitará para a sua instalação, independente do produto que seja, pois depois do vidro ser temperado, ele não pode mais ser cortado ou perfurado.


Publicações Relacionadas