Por que ter uma porta de vidro

Você já pensou em ter uma porta de vidro em sua casa ou na sua empresa (caso você seja dono do próprio negócio)? Essa alternativa de porta foge das famigeradas portas de madeira, ou ainda de alumínio, e dá um ar mais moderno ao local onde é instalada, se tornando uma alternativa muito indicada por arquitetos, decoradores e design de interiores, por ser uma forma fácil de se diferenciar.

Embora possa até ser fabricada de outra maneira, o mais recomendado é que a porta de vidro seja feita a partir do vidro temperado, que é simplesmente um material que passa por um processo diferenciado chamado de têmpera, em que é submetido à altas temperaturas e depois rapidamente resfriado, de maneira a ganhar mais resistência para ser empregado como vidro para portas, janelas e box de banheiro, por exemplo.

Modelos de porta de vidro

Uma porta de vidro pode ter diferentes configurações de formato, que influencia na sua forma de abertura, como a porta articulada ou a de correr, mas além disso, ela pode receber outras personalizações, que são mais referentes ao estilo do próprio vidro utilizado para sua fabricação, como as cores, ou ainda as texturas, que podem ter como função, além da beleza, a privacidade. Alguns dos modelos de porta de vidro são:

  • Lisa, que é a porta de vidro sem nenhum tipo de textura, permitindo a visualização do que está do outro lado;
  • Jateada é a textura que dá aparência leitosa ao vidro, pode ser feito ma porta inteira ou em partes específicas;
  • Craquelado é o efeito de um vidro colado, mas na verdade ele está totalmente inteiro, trata-se apenas de um efeito visual;
  • Há também as texturas geométricas, que podem ser de quadrados, círculos ou outros formatos.

Vantagens da porta de vidro

A porta de vidro tem como vantagem a beleza que confere ao ambiente, deixando ele com aspecto mais despojado. A visibilidade também pode ser uma vantagem em casos em que é necessária, e a iluminação é outro ponto importante, pois esse material permite que a luz entre pela porta, promovendo até a economia de eletricidade.


Publicações Relacionadas