História da fabricação de vidro

Você sabe como é feita a fabricação de vidro e como ela começo no Brasil e no Mundo? Existem registros que mostram a utilização do vidro desde 7.000 a.C. pelos povos babilônios sírios e fenícios. Mas a produção de vidro teve seu auge em Veneza, durante o Império Romano, e daí para a frente esse indústria avançou muito, inicialmente na Europa, mas logo depois se espalhou pelo globo.

No Brasil a fabricação de vidro começou em uma oficina em Pernambuco, montada por imigrantes holandeses, mas a primeira fábrica surgiu no Estado da Bahia, entrando em operação no ano de 1812, e ela atuou na fabricação de vidro por aproximadamente 13 anos. E nos anos 20, com a chegada das novas tecnologias que já eram utilizadas na Europa, a fabricação de vidro no Brasil começou a ser feita em massa.

Fabricação de vidro e modelos possíveis

Como resultado do avanço na fabricação de vidro e em outros setores, começaram a surgir novos modelos de vidro, feito por processos um pouco diferentes do tradicional como, por exemplo, o vidro temperado que chegou no nosso país em 1937, graças à fábrica Santa Marina. E atualmente existem outras possibilidades de modelos de vidro que são fabricados, e os avanços no setor continuam acontecendo. Entre os modelos de vidro que podemos encontrar atualmente, estão:

  • Vidro cristal, que é o vidro comum, usado na fabricação de utensílios como copos;
  • Temperado, que se trata de uma versão mais resistente, por passar por um processo diferenciado para adquirir essa propriedade;
  • Laminado, usado em janelas, também é resistente e não sofre danos por conta da ação de agentes externos como calor ou umidade;
  • Personalizado, qualquer uma das versões citadas acima podem ser também personalizadas com cores e texturas.

Fabricação de vidro nos dias de hoje

Atualmente existem muitas fábricas de vidro espalhadas pelo Brasil, e como as possibilidades de objetos que podem ser feitos desse material é muito grande, algumas fábricas se especializam na fabricação de produtos específicos, ou de tipos de vidros específicos, conforme a sua capacidade, e os recursos de fabricação de vidro que dispõe.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende fabricação de vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende fabricação de vidro: